Release para divulgação imediata

14/outubro/2015

 

Mercado Global, Fórmulas Globais: Missão Impossível?

Não é de hoje que as multinacionais de alimentos procuram otimizar seus recursos de pesquisa, desenvolvimento e esforço de marketing, padronizando seus produtos para obter escala global. A presente conjuntura também empurra as empresas brasileiras que não tinham um foco no mercado externo a buscar lá fora as saídas para a crise no mercado local.  Ou seja, não importa qual a motivação, no final todos concordam que uma forma de aumentar a eficiência e a lucratividade é estender a presença dos seus produtos ao mercado global.

Tudo estaria perfeito se as autoridades sanitárias estivessem alinhadas com as necessidades das empresas.

Infelizmente não existe uma forma universal de fabricar um produto alimentício e atender a todas as exigências das autoridades em múltiplos países. Mas existe uma maneira fácil de simular o registro do produto em vários países na busca de quais exigências ele deva atender.

O serviço FormulaCheck, disponível pela internet, permite que uma empresa defina a lista dos ingredientes e o país em que deseja atuar para cada produto de interesse. O FormulaCheck faz uma análise virtual usando recursos de inteligência artificial e aponta as regulações pertinentes àquele produto e aos seus ingredientes.   

Com duas versões, Compliance e Aditivos, o FormulaCheck endereça dois problemas distintos. A versão Compliance faz uma ampla varredura da legislação local de cada país ou bloco comercial e indica não somente se os componentes da fórmula podem ser usados, em quais quantidades e funções, como também mostra toda a legislação aplicável ao produto acabado, incluindo limites microbiológicos, toxicológicos, padrões de rotulagem, etc. Cabe à empresa incluir no FormulaCheck Compliance apenas a relação de ingredientes e aditivos que se encontrarão publicamente listados no rótulo do produto. A legislação aplicável é indicada de modo que o usuário tenha uma visão efetiva do panorama legal que regula o produto.

A versão Aditivos é uma alternativa específica, com foco nos limites e funções dos aditivos empregados na fórmula, que frequentemente é o maior dos problemas encontrados pelas empresas tendo em vista que tanto a lista dos aditivos como os seus limites variam com o tempo.  O FormulaCheck Aditivos faz uma análise quantitativa, comparando o limite permitido de um aditivo, dado sua função e a categoria do produto, com o valor proposto pela empresa. Instantaneamente o FormulaCheck verifica se o valor está de acordo com as normas de registro no país de interesse.

O FormulaCheck contempla a legislação do Brasil e dos principais países da América Latina, bem como de blocos regionais. Em breve novos mercados serão adicionados ao serviço. Para usar o FormulaCheck, o usuário contrata pacotes de serviços que permitem acesso a 1, 2 ou diversas bases de dados. Não há limite para o número de fórmulas.

 

A Optionline é uma startup tecnológica que atua na fronteira entre a tecnologia e a informação.  Para saber mais detalhes sobre o FormulaCheck, visite o nosso site www.optionline.com ou entre em contato conosco pelo fone (11) 3159-2470 ou email comercial@optionline.com