Tecnologia

A solução educacional Aula Minuto conta com um design original e criativo, concebido de acordo com modernos conceitos educacionais, apresentando diferentes áreas temáticas de forma a motivar os diferentes segmentos de servidores do âmbito acadêmico. Cada tema foi desenvolvido utilizando modernos conceitos educacionais e conta com recursos de Internet de última geração que não apenas garantem o acesso à informação de forma objetiva e eficiente, como também substituem a ausência de um instrutor. 

O projeto utiliza a combinação de várias tecnologias, tanto para questões de desenvolvimento quanto questões de infraestrutura, maximizando os recursos disponíveis em cada uma delas. Levando em consideração que este é um projeto original, com a perspectiva de uso a longo prazo, foi considerado o padrão HTML (XHTML1 STRICT), de acordo com recomendação do W3C (World Wide Web Consortium). Quanto à linguagem de desenvolvimento do lado servidor, foi escolhido o PHP, por se tratar de uma tecnologia amplamente difundida, documentada, com uma comunidade extensa e atuante, e principalmente por ser uma linguagem dinâmica, flexível e de fácil manutenção. Outras tecnologias mais modernas, até a presente data, ainda apresentam diversos pontos de preocupação referentes à manutenção dos códigos fonte e a flexibilidade para evolução futura.                                               Tela em ambiente desk top

A Aula Minuto faz ainda uso extensivo de CSS (linguagem computacional), permitindo que ele seja facilmente adaptado às novas possibilidades de mídia, como o acesso móvel e compartilhamento de informações. Além disso, todo o conteúdo pode ser acessado a partir de qualquer conexão de Internet tradicional, seja para computadores ou tecnologias móveis.

O sistema de gerenciamento de aprendizagem, conhecido como LMS (Learning Management System) permite gerenciar usuários e atividades de aprendizagem em cursos de formação a distância via internet ou intranet através de uma base de dados que recolhe informações relativas ao progresso dos usuários no decorrer do programa de capacitação.                         Telas responsivas em celular

O sistema controla o acesso de alunos ao material de treinamento e fornece diversas ferramentas de acesso à informação. O LMS permite ao gestor cientificar-se das diversas informações: funcionários inscritos, média de acesso ao sistema, conteúdo acessado. Por padrão todo LMS registra todos os dados da sessão do usuário: início, duração e notas atribuídas. Há ainda as formas mais avançadas de gerenciamento de performance, de acordo com os objetivos propostos para cada treinamento. O sistema possibilita comparação de resultados, confrontando o desempenho do funcionário ao longo de determinado período, bem como frente ao desempenho de outros colaboradores ou grupos.